Skip to main content

Viver bem é comer bem

No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. O que diz a Constituição Brasileira: “Art. 6º: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma da constituição”.

É nosso direito ter acesso ao alimento seguro. Isso, ainda, infelizmente não acontece para todos. Cerca de 2,5% da população brasileira passa fome. A obesidade, por outro lado, afeta quase 20% dos brasileiros. Existe uma contradição, não é mesmo? O problema está na distribuição e acesso ao alimento e não na quantidade que é produzido.

O alimento seguro consiste na “realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”. Dito isso, o modelo de produção e consumo de alimentos é fundamental para garantia de segurança alimentar e nutricional, pois além da fome, há insegurança alimentar e nutricional sempre que se produz alimentos sem respeito ao meio ambiente, com uso de agrotóxicos que afetam a saúde, sem respeito ao princípio da precaução, ou, ainda, quando há ações, de publicidade, que induzem ao consumo de alimentos que fazem mal a saúde.

A transição para uma alimentação e agricultura mais sustentáveis beneficia não somente as dietas, mas os ecossistemas e a economia. Devemos cobrar isso no nosso bairro, com nossos representantes, dos nossos fornecedores. Devemos exigir o que está escrito na Constituição e lutar por um mundo onde a discrepância de classes não seja tão absurda.

Lista de locais para compra de cestas orgânicas de pequenos produtores: CSA, Ponto Verde Orgânicos, Casa Orgânica, Itahyê Orgânicos, entre outros.

Bruna Mambrini (@nutri.mambrini)

Nutricionista graduada pela UNESP – CRN: 52288