Skip to main content

Reduzir o estresse no trabalho deve ser a principal meta dos gestores


Toda empresa tem metas de vendas, faturamento, lucratividade. É preciso sempre aumentar, crescer, expandir. A pressão por resultados acaba mexendo com a cabeça – e com o corpo – dos funcionários. Por isso, além dos objetivos comerciais, todo gestor deve ter um plano para reduzir o estresse no trabalho. Pesquisas e estudos recentes demonstram que a sua empresa precisa começar hoje mesmo a cuidar melhor da qualidade de vida dos colaboradores!

Em abril, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um relatório alarmante sobre saúde ocupacional:

– Todo ano, 374 milhões de pessoas ficam doentes ou feridas por causa de seus empregos;

– Longas jornadas de trabalho e estresse contribuem para a morte de 2,8 milhões de trabalhadores anualmente;

– 36% dos funcionários possuem jornadas de trabalho muito extensas, que superam as 48 horas semanais.

Reduzir o estresse no trabalho: os números só pioram!

É de assustar, né? Porém, as estatísticas ainda mostram situações mais alarmantes. Todos os dias, no mundo inteiro, morrem 6.500 pessoas por causa de doenças ocupacionais. As mais frequentes são:

– Doenças circulatórias (31%);

– Câncer relacionado ao trabalho (26%);

– Doenças respiratórias (17%).

Além disso, outros mil trabalhadores morrem em acidentes ocupacionais, ou seja, enquanto realizam alguma atividade para o empregador.

Reduzir o estresse no trabalho: a situação dos brasileiros!

O escritor e pesquisador americano Jeffrey Pfeffer acaba de publicar um livro chamado “Morrendo por um Salário” (ainda inédito no Brasil), que demonstra como o trabalho em excesso pode matar as pessoas. Clicando aqui, você consegue ler uma entrevista com o especialista, em que ele traz exemplos muito graves.

Mas quando você lê coisas como “no mundo inteiro” ou “pesquisa global”, tende a imaginar que os problemas estão longe do seu quintal. Mas não é bem assim. O Linkedin fez uma pesquisa em 2018 e descobriu que 49% dos brasileiros estão estressados com o trabalho. Um dos índices mais elevados entre todos os países pesquisados, juntamente com Alemanha e Austrália.

Como reduzir o estresse no trabalho?

Esta é a especialidade da Pollo & Engels, uma corretora de seguros com mais de 20 anos de mercado e que atende de empresas de todos os tamanhos e segmentos em todo o país. Quando vendemos um plano de saúde empresarial para qualquer companhia, entregamos muito mais do que a possibilidade de os funcionários terem acesso a bons médicos, laboratórios e hospitais.

Nós oferecemos um Programa de Qualidade de Vida, como sessões de quick massage, ginástica laboral e blitz postural. Promovemos dia da fruta, com dicas de alimentação saudável. E formamos equipes de corrida, incentivando a prática de atividades físicas.

Clicando aqui, você pode ver exemplos de como isso tem funcionado muito bem em diversas empresas!

Como perceber que chegou a hora de reduzir o estresse no trabalho?

As estatísticas que apresentamos neste artigo já demonstram a urgência de tratar do assunto. Mas se você ainda tem dúvidas, preste atenção nos seus funcionários e perceba se eles apresentam algum destes sintomas:

– Cansaço constante;

– Irritabilidade;

– Mau humor;

– Dores musculares;

– Falta de concentração.

Se qualquer um destes sintomas for percebido com frequência na sua equipe, clique aqui e fale com os especialistas em qualidade de vida da Pollo & Engels Corretora de Seguros.

Estamos aguardando o seu contato e elaborando estratégias para deixar seus funcionários mais saudáveis, felizes e produtivos!

#Saúde #stress