Skip to main content

Por que investir em planos de saúde para funcionários?

Hoje, é cada vez mais comum nas empresas, através do seu RH, o pensamento em como reter seus funcionários e motivar sua equipe de trabalho. Para isso, várias são as estratégias, desde oferecer benefícios e diferenciais no mercado até alterar a rotina interna e criar um plano de recompensas, carreira ou melhorar as relações interpessoais. Todas as empresas estão buscando novas formas de se tornaram atrativas para os principais profissionais no mercado.

Ás vezes, nem é preciso ir tão longe para conseguir um diferencial importante para seu colaborador, oferecer os benefícios básicos, que são comumente encontrados nas empresas, mas que tenham qualidade e ajudem os funcionários quando eles precisarem, já contribui muito para esse plano de retenção.

Um ótimo exemplo é se preocupar com a saúde dos colaboradores.

Dados mostram que menos de ¼ da população brasileira tem plano de saúde, o que mostra o quanto o bem estar do trabalhador é negligenciado, já que muitas vezes, por falta de assistência, uma dor ou doença não são bem tratadas, afetando o dia a dia e o desempenho de muitos profissionais.

A partir do momento que uma empresa oferece planos de saúde, ela demonstra estar preocupada com o bem-estar de seus colaboradores.

Além do colaborador que tem muito a ganhar com um plano de saúde custeado pela empregadora, a própria empresa se beneficia com esse investimento inteligente. Vamos conhecer alguns:

–        Produtividade: trabalhadores saudáveis produzem mais e melhor. O impacto é direto na sua rotina diária.  

–      Segurança: com menos um problema a se preocupar e sabendo que estará seguro em qualquer eventualidade, o foco do profissional não distrai do seu trabalho, ainda mais em setores de risco. Além de poder evitar a ação de fatores de saúde no seu trabalho, já que estará mais atento ao seu bem estar.

–        Assiduidade: um dos maiores responsáveis por afastamentos, absenteísmo e turnovers são os problemas de saúde. Colaboradores que não contam com um plano de saúde sofrem com mais demora em atendimento na rede pública e tem a saúde com mais risco de acometimento de alguma casualidade, pois seu estado geral tem uma menor atenção.. 

–        Impostos: Ao fornecer um plano de saúde aos seus funcionários não são apenas maiores custos que vão se tornar rotina, é possível também reduzir gastos mensais. Através de incentivos fiscais oferecidos pelo governo, como a redução ou até mesmo eliminação dos ônus tributários, você pode tornar o seu fluxo mensal mais atrativo. O plano se traduz em um tipo de incentivo fiscal que traz benefícios também aos colaboradores, que podem descontá-lo diretamente na folha de pagamento do Imposto de Renda. 

Na hora da contratação, alguns aspectos devem ser observados pelas empresas para que o negócio seja vantajoso para todas as partes: procure conhecer as especialidades cobertas pelo plano e os hospitais credenciados (saber como funcionam no caso de cirurgias e emergências é muito importante) e qual é a porcentagem de reajustes anuais, conhecido como índice de sinistralidade.

Outra questão para ficar atento, é sobre a coparticipação, onde o colaborador beneficiado precisa pagar uma parte das consultas e exames realizados. Esse percentual pode chegar até 50%, mas geralmente os valores variam entre 20% e 30%. Nesse caso, o interessante é que o valor da mensalidade fica mais baixo.

Assim, com muitas formas de contratação, é preciso estar seguro na hora de tomar essa decisão, e ter uma operadora que pode te ajudar em todas as situações.

Para esse tipo de serviço, pode contar com a Pollo & Engels Corretora de Seguros. Atuamos em parceria com as principais seguradoras e empresas de saúde do País para oferecer o melhor custo benefício para você, sempre alinhados com a realidade do seu negócio.

Nosso objetivo é facilitar o dia a dia da sua empresa, tirando o ônus da área de Recursos Humanos na gestão do Seguro Saúde Empresarial. Por isso, você também pode contar com a gente para realizar o atendimento aos seus funcionários e as rotinas operacionais do plano contratado.

Fale com nossa equipe e descubra como oferecer plano  de saúde na sua empresa pode transformar o dia a dia do seu negócio!