Skip to main content

Outubro Rosa e os nutrientes aliados a prevenção do câncer de mama

Um estilo de vida saudável é a base da prevenção para todos os tipos de cânceres, ou seja, uma boa alimentação, prática de atividade física regular e um peso adequado são as principais características desse estilo.

O que seria uma boa alimentação? Alto consumo de alimentos de origem vegetal (frutas, hortaliças, legumes, leguminosas, raízes e tubérculos) e baixo consumo de carnes vermelhas e alimentos industrializados. Há duas semanas foi falado aqui sobre o que deveria ser a base da nossa alimentação.

Falando sobre o câncer de mama especificamente temos alguns nutrientes que são nossos aliados na prevenção.

Alimentos antioxidantes em geral (Vitamina C e E). Nutrientes como zinco, selênio, polifenóis, flavonoides, antocianinas, licopeno e ácidos graxos. Mas onde encontro isso? Nos seguintes alimentos: ACEROLA, CRAMBERRY, AMORA, JABUTICABA, AÇAÍ, MAÇÃ, UVA ROXA, MORANGO, BRÓCOLIS, CENOURA, TOMATE, INHAME, CASTANHA DO PARÁ, PEIXES, AZEITE, entre muitos outros.

É importante lembrar que o exame de mamografia deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos e a doença é mais comum em mulheres, mas também pode ocorrer com homens. Só em 2017 foram registradas a morte de 16.724 mulheres e 203 homens no Brasil. Se trata do câncer que mais mata mulheres no nosso país, por isso previna-se!

Bruna Mambrini (@nutri.mambrini)

Nutricionista graduada pela UNESP – CRN: 52288