Skip to main content
como deve ser minha alimentação saudável

O que deve ser a base da minha alimentação?

Alimentos MINIMAMENTE PROCESSADOS são aqueles que passaram por alterações mínimas. É o alimento in natura que foi submetido a processos de moagem, limpeza, secagem, fermentação, pasteurização, etc. que não envolvam adição de nenhum composto. Exemplos: arroz, feijão, farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados, leite pasteurizado, ovos, castanhas, entre outros.

Os ULTRAPROCESSADOS englobam formulações industriais feitas inteiramente ou principalmente de substâncias extraídas de alimentos. Ex: óleos (a partir do alimento milho ou soja), gorduras, açúcar, amido, proteínas; derivados de constituintes de alimentos, exemplo: gorduras hidrogenadas, amido modificado; produtos sintetizados em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão, por exemplo: corantes, aromatizantes, realçadores de sabor. E também: biscoitos, balas, sorvetes, salsicha e embutidos, bebidas açúcaradas, etc.

Sabendo disso, é notável que os alimentos ultraprocessados passam por muitos processos industriais e que são adicionados diversos componentes químicos para gerar o produto final. Então, faça a base da sua alimentação de alimentos IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADOS. Dessa forma estará garantindo uma boa qualidade nutricional e uma maior longevidade, de acordo com os inúmeros estudos que comparam os benefícios de uma dieta baseada em alimentos naturais em relação ao maior tempo de vida.

DICA: LEIA OS RÓTULOS. No arroz, por exemplo, você só encontrará na lista de ingredientes o próprio “arroz”. Em uma bolacha recheada, por exemplo, você encontrará ao menos 15 ingredientes.

Bruna Mambrini (@nutri.mambrini)

Nutricionista graduada pela UNESP – CRN: 52288