Skip to main content

Maio amarelo: como fazer sua parte para um trânsito responsável

A cidade de São Paulo é conhecida por ser lindamente caótica e por nunca parar. Temos, também, uma circulação intensa de tudo que se pode imaginar: de pedestres a helicópteros, todos convivendo na maior aglomeração urbana do hemisfério sul. Uma cidade com tais dimensões precisa de um funcionamento impecável, e é nessa hora que somos lembrados que nem tudo é perfeito. São muitos carros, muitas pessoas no transporte público, pessoas rudes, desordem… hoje traremos para você algumas atitudes simples e que podem contribuir para o funcionamento geral da cidade.

Vá a pé!

Parece uma dica boba, mas caminhar faz bem e todo mundo sabe. Para quem mora em cidade grande, caminhar é, muitas vezes, uma regalia. São poucas as pessoas que podem ir para o trabalho a pé. Se você for um dos privilegiados, atente-se a algumas coisas: – não deixe o volume dos teus fones muito altos, isso pode e impedir de ouvir a aproximação de um veículo ou de um objeto em queda; – mexer no telefone enquanto caminha não é bom para a postura e muito menos para a tua segurança; – não queira ser o espertinho que corre com o sinal aberto para os carros e, de maneira alguma, atravesse fora da faixa de pedestres; – esteja sempre alerta! Por mais que sejamos prudentes, o erro de um terceiro pode, muitas vezes, nos colocar em situações de risco.

Vá de bike

Nada mais gostoso que começar ou terminar o dia fazendo alguma atividade física, não é mesmo? Se você acha que não, deve ser por nunca ter feito! A bicicleta está cada vez mais presente na rotina do paulistano. Para entrar nessa, siga nossas dicas: – utilize a malha cicloviária da cidade, que abrange parte das principais vias; – caso não haja ciclovias por onde precisa pedalar, utilize a faixa mais à direita e esteja sempre equipado com capacete, luz vermelha para a traseira, luz branca e piscante dianteira; além de ter sempre à mão um mini-kit de ferramentas; – evite pedalar entre os carros – ao aproximar-se de uma curva, sinalize se seguirá reto ou entrará à direita ou esquerda; – não escute música enquanto pedala no trânsito.

Transporte público: Se possível, utilize o transporte público. – Ao caminhar pelos acessos, mantenha a direita; – respeite filas; – não entre em um veículo caso as pessoas ainda não tenham desembarcado; – leve mochilas à frente do corpo; – respeite os idosos ou pessoas com limitações e seja gentil.

Aplicativos de mobilidade: A utilização de aplicativos para mobilidade já virou uma marca dos paulistanos. Ao solicitar, lembre-se: – Solicite de um ponto onde seja fácil te encontrar e não tenha placas de parada proibida; – se necessário, descreva-se ao motorista; – ao entrar no carro seja gentil e utilize o cinto de segurança, seu uso é obrigatório e pode salvar a tua vida; – antes do desembarque, veja se deixou algo para trás e se é possível abrir a porta.

Carros particulares:

Se você não consegue contribuir com a redução do tráfego na cidade, tente, ao menos, escutar nossas dicas: – ofereça carona. Três pessoas em um carro ocupam bem menos espaço que três carros. Pegar ou dar carona para o trabalho ajuda na pontualidade, afinal, todos precisam organizar-se para cumprir o tempo; – seja gentil, tanto com os pedestres, quanto com os outros condutores. Tenha cuidado com os motociclistas, eles estão muito mais vulneráveis a acidentes que os motoristas; – tenha todos os itens revisados e com a manutenção em ordem; – nunca dirija bêbado; – tenha sempre os teus documentos e os do veículo; – um kit de primeiros socorros é indispensável para pessoas que passam muito tempo conduzindo; – leve água.

Com essas dicas, você pode contribuir para uma mobilidade muito mais agradável e segura para todos. É claro que nem sempre a nossa atitude pode isentar os riscos de um acidente, já que vivemos em sociedade e um terceiro pode colocar nossa vida em jogo, assim como também podemos ameaçar a integridade de outros. Uma dica muito preciosa é ter um seguro com cobertura para terceiros. Para conhecer mais sobre essa facilidade clique aqui e dirija tranquilo. Não deixe a pressa acabar com a tua vida. A Pollo & Engels apoia a campanha Maio Amarelo.

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo.

Para questionamentos referentes a seguros, contate a Pollo Corretora.

#Trânsito #Maio #Segurança #Vida #Amarelo #Atenção