Skip to main content
qualidade de vida no trabalho dicas e ideias para você aplicar no seu ambiente

Dicas para o melhorar o seu ambiente de trabalho

Que funcionários satisfeitos desempenham mais, isso já é notório. Mas chegar em um ambiente saudável e que ofereça bem-estar nem sempre é fácil e depende de ações importantes de quem chefia um setor ou uma empresa.

Ainda assim, mudanças dependem da inserção de todos e da disponibilidade dos líderes e colaboradores no processo. O interessante é deixar claro que a qualidade de vida no trabalho pode ser alcançada e é um projeto sempre em andamento e evolução. No post de hoje, do blog da Pollo & Engels, vamos dar algumas dicas e ideias que podem fazer a diferença no dia a dia do seu negócio e da sua equipe.

Ambiente adequado

Esse é um princípio básico: colaboradores e funcionários devem ter condições adequadas para trabalhar, como equipamentos necessários para o seu desempenho, recursos suficientes para conforto e que garantam ergonomia e segurança. Ainda, podemos aumentar a lista para iluminação adequada, condições ideais de temperatura e ventilação, acesso fácil a banheiros, água e área de descanso e relaxamento.

Para exigir produtividade, é preciso oferecer conforto e boas condições.

Atividades físicas

O sedentarismo é um dos grande causadores de problemas de saúde para pessoas que estão estressadas no trabalho. Muito além do plano de saúde e odontológico, você pode promover a realização de atividades físicas. Dentro da empresa, é possível realizar ginástica laboral e fora organizar um campeonato de futebol entre os funcionários, sim, as mulheres também podem e devem participar.

Você pode pegar mais dicas e receber ajuda para administrar essas ações com o nosso plano de qualidade de vida, veja mais no link.

Clima organizacional

Mais do que questões de estrutura, observar como está o clima entre os colaboradores e equipes é de suma importância: você deve considerar como está o comportamento de todos, como se veem em alguns anos, o que acham da organização de trabalho, quais são seus incômodos, desafios e, principalmente, expectativas.

Realize encontros e feedbacks entre gestores e funcionários para identificar esses gargalos e esteja sempre disposto a mudar, às vezes, uma simples alteração de postura pode melhorar o ambiente.

Flexibilidade

Falar não, é sempre a parte mais fácil, mas antes de se levar pelo costume, analise o cenário, pedido ou situação, como falamos acima, uma simples mudança de postura pode alterar todo o cenário, esteja aberto a críticas e elogios, e avaliar se o pedido do colaborador for, realmente, saudável para todos, pode ser aplicado.

Bons exemplos

Líderes e gestores se fazem não só pela imposição, mas também por bons exemplos e atitudes corretas. Sempre aja da mesma maneira que cobra dos seus liderados. Cumprir as regras que propõe e praticar empatia e respeito faz de você uma pessoa admirada e não temida.

Adotando essas práticas, você vai perceber como o ambiente vai se transformar para melhor e a produtividade aumentar. Quanto mais próximo você for da sua equipe e comunicar de forma clara e objetiva, mais rápido vai alcançar os resultados.