Skip to main content

A casa que você quer, mais fácil e sem burocracia: Seguro Fiança

A maioria das pessoas já sentiu na pele a dificuldade de ter que encontrar alguém que aceite ser o fiador na hora de alugar um imóvel. Com o Seguro Fiança, você pode mudar para a casa dos seus sonhos, sem grandes burocracias e sem precisar da ajuda de alguém. 

O Seguro Fiança é uma garantia contratada pelo locatário visando dar segurança ao proprietário do imóvel, substituindo outras formas de garantia, como cheque caução ou fiador. Com o funcionamento semelhante a outros seguros, ele pode durar todo o tempo de locação, mas, em geral, pode ter de fazer uma renovação em determinado tempo. A diferença é quem contrata não é o segurado, já que em caso de acionar o seguro, o locador recebe o benefício e não o locatário.

O valor da cobertura para o seguro fiança é baseado no valor do aluguel e nas taxas referentes ao mesmo, a taxa de condomínio, é um exemplo. Há a possibilidade de se inserir na apólice coberturas adicionais para impostos, tributos e taxas de ações de despejo. Geralmente, as decisões sobre cobertura é do proprietário do imóvel.

O custo final da apólice fica, em média, no intervalo de uma a duas vezes o preço do aluguel mensal. Mas é possível ver se há opções de parcelamento do valor. A utilização do seguro é solicitada pelo proprietário do imóvel quando identificar um atraso no pagamento do aluguel. 

Benefícios e Desvantagens

Sem dúvida, o principal benefício para quem contrata o Seguro Fiança é a não utilização de um fiador e necessidade de ter mais alguém envolvido num contrato de locação.

Quando nos falamos no cheque caução (valor de 3 aluguéis), esse seguro é, geralmente mais em conta a curto prazo e tem o pagamento facilitado. 

Para o proprietário do imóvel também é vantajoso, já que tem a segurança em relação ao pagamento e quando precisa acionar, tudo é feito de uma maneira super rápida e prática pela seguradora. Além de agilizar a locação, contando que há mais uma opção para facilitar o processo.

Em cima de desvantagens, o seguro fiança traz ao locatário uma principal: o valor pago pela contratação do seguro não é devolvido, ao contrário, do valor caução. Outra questão é rigidez maior na análise de documentos, agora não só a imobiliária, mas também a seguradora vai avaliar riscos para aprovação. Isso não significa mais burocracia, pois é feito com agilidade, mas pode ser um empecilho, caso o locatário seja autônomo ou não tenha como comprovar alguns requisitos. 

É preciso ficar atento também aos valores pagos em cada renovação, pois para cobrir todo o contrata de locação, a apólice precisa ser renovada.

Ao contratar o seu seguro com a Pollo & Engels Corretora de Seguros, tanto os proprietários quanto quem precisa alugar uma casa ou apartamento pode contar com mais tranquilidade e benefícios exclusivos para te ajudar no dia a dia e garantir a integridade do imóvel. Fale com nossa equipe e faça uma cotação!