• Raul Xavier

Querido futuro, pode vir!

É muito comum pararmos e pensarmos: na minha época as coisas eram muito melhores. Por que temos essa sensação? Quando relembramos nossa infância e adolescência, notamos que os nossos pais também falavam isso. Não temos como saber qual foi a melhor época exatamente, pois é muito relativo. Quando passamos por determinado momento ou fase da vida já há algum tempo criamos uma certa nostalgia e, por isso, ficamos saudosos do que foi vivido.

Acredito que cada momento é único e por isso devemos valorizar o presente para colher os frutos no futuro. Devemos nos planejar para construir um futuro, que embora imprevisível, seja mais seguro e com menos imprevistos que irão impactar nossas vidas.

Infelizmente, no Brasil, o sistema de seguro privado ainda é muito concentrado no Seguro de Automóvel, ou seja, a preocupação da grande maioria é no presente. As pessoas deixam de se preocupar com seguro de vida, saúde, previdência privada ou qualquer meio de capitalização. Precisamos começar a pensar em nosso futuro e amenizar infortúnios que podem ocorrer a médio e longo prazo.

As principais soluções existentes no mercado segurador são:

– Seguro Saúde:

Existem consecutivos reajustes do setor de Seguro Saúde, pois trata-se de um “cheque em branco”. Por mais que as seguradoras tentem ajustar o valor da mensalidade, nem sempre conseguem ter êxito.

Temos notado muitas pessoas pensando em fazer uma poupança com o valor que pagariam em um Seguro Saúde, devido aos consecutivos aumentos, mas esse raciocínio pode levar o indivíduo a falência ou ainda ser obrigado a se tratar em um hospital público, em caso de necessidade. Um fato importante é que nem sempre o valor acumulado conseguirá cobrir todas as despesas, ainda mais caso precise de internação prolongada, utilização da UTI ou tenha um diagnóstico de câncer, por exemplo. Os custos com esses procedimentos são muito altos, portanto é imprescindível contratar um Seguro Saúde que caiba no seu orçamento.

– Seguro de Vida:

Talvez a modalidade que causa mais dúvidas e controvérsias. Irei abordar somente a necessidade financeira de contratar esse seguro como forma de garantia de futuro para os dependentes financeiramente.

Por exemplo, um determinado indivíduo que tem patrimônio em imóveis, geralmente não se preocupa muito com o seguro de vida, pois pensa que a família já tem a garantia dos imóveis, caso ele venha a falecer. Porém, se a família não dispuser de dinheiro para pagar o inventário, que é calculado de acordo com o valor do patrimônio, pode até ter que se desfazer de um imóvel para cobrir a despesa com o inventário.

Por esse fator e mais tantos outros, é fundamental a contratação de um seguro de vida com um consultor especializado que oriente sobre um capital segurado adequado as necessidades do segurado.

– Previdência Privada:

Em um país como o Brasil, com tantas incertezas sobre a previdência pública, ter esse tipo de garantia para o futuro é essencial.

Existem duas formas de contratação: o PGBL e VGBL e ao contratar é importante que a pessoa entenda muito bem a diferença para que tenha adquirido a garantia correta.

– Investimento:

A Previdência Privada é um investimento pensado a longo prazo, para a aposentadoria principalmente e, além dela, é possível você se planejar para os sonhos do futuro, como adquirir uma casa de campo, de praia, fazer uma viagem dos sonhos. Enfim, tudo aquilo que quiser adquirir.

Além de todas essas soluções apresentadas, um investimento fundamental para o futuro é pensar em Qualidade de Vida. A melhor maneira de prevenir infortúnios no futuro relacionados a saúde é investir desde já em bem-estar.

Devemos focar na redução de estresse, obesidade, pressão alta, mobilidade urbana e tudo mais relacionado a saúde.

Pessoas saudáveis são mais produtivas, encaram melhor os problemas do dia a dia e, em consequência disso, aproveitam mais a vida, são mais felizes e convivem melhor em sociedade.

Raul Xavier

Consultor de Seguros na Pollo & Engels Corretora de Seguros

#mercadosegurador #corretoradeseguros #previdênciaprivada #segurodevida #qualidadevida #segurosaúde

5 visualizações0 comentário