• Raul Xavier

Dicas importantes para leitura dos rótulos dos alimentos



A leitura de rótulos é fundamental na escolha dos melhores alimentos. Aqui vão 5 dicas importantes para auxiliar esse processo:


1- Observar o tamanho da porção na parte superior da tabela nutricional. Muitas vezes os valores são contabilizados com porções diferentes do conteúdo total daquele pacote/produto. Exemplo: pacote de gelatina com 25g e valores nutricionais com porção de 6g. 


2- Porcentagem do Valor Diário (%VD) de ingestão de cada nutriente. O VD é o quanto a porcão de alimento contribui para atingir a necessidade diária do nutriente. Por exemplo, se a recomendação de cálcio é de 1000mg/dia e uma porção oferece 200mg, significa 20%VD de cálcio no dia.


3- Lista de ingredientes: mesmo com as letras minúsculas precisamos nos atentar a eles. São escritos em ordem decrescente, ou seja, do maior para o menor. O primeiro ingrediente da lista é o que está em maior quantidade no produto. Utilizando novamente a gelatina como exemplo. Ingredientes: açúcar, gelatina, sal, entre outros.


4- Seja crítico com informações gritantes nos rótulos. Produtos que parecem ser muito saudáveis nem sempre são, leia com bastante atenção as informações.


5- Compare os produtos.

Agora que você já sabe ler rótulos, procure identificar no mercado qual seria a melhor opção daquele determinado grupo de alimentos. Atente-se principalmente a quantidade de açúcar, sal e gordura trans.


Bruna Mambrini (@nutri.mambrini)


Nutricionista graduada pela UNESP – CRN: 52288

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 por Pollo Corretora de Seguros. Criado por Mazzi Comunicação Integrada

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon